Criada em 11/05/2017 às 03h42 | Mercado

Países importadores passaram a pagar menos pela carne brasileira após operação da PF, afirma Blairo Maggi

Em audiência na Câmara nesta quarta-feira, 10, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que não é possível estabelecer um prazo para que as exportações de carne do Brasil voltem ao patamar de antes das suspensões provocadas pela Opração Carne Fraca, da Polícia Federal.

Imagem
Blairo Maggi na Câmara: "Talvez tenhamos que entregar os preços um pouco mais baixos agora, mas na sequência conseguiremos recuperar esse mercado" (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou nesta quarta-feira (10) que parte dos países compradores de carne brasileira passaram a pagar um valor menor pelo produto após a deflagração da Operação Carne Fraca.

Maggi citou o exemplo de Hong Kong, que chegou a restringir a importação de carne brasileira após a operação da Polícia Federal, mas que, depois de retomar as compras, conseguiu redução entre 3,5% e 4% no valor dos contratos referentes a carne suína.

Apesar do relato do ministro, no mês de abril o valor médio das exportações de carnes brasileiras subiu 0,2%, ou seja, a carne foi vendida ao exterior por preço mais alto, apesar de uma queda de 13,3% na quantidade exportada. Os números são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

AUDIÊNCIA NA CÂMARA

Em audiência na Câmara nesta quarta-feira, 10, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que não é possível estabelecer um prazo para que as exportações de carne do Brasil voltem ao patamar de antes das suspensões provocadas pela Opração Carne Fraca, da Polícia Federal.

Para Maggi, o fato de alguns países terem passado a fazer a fiscalização de 100% da carne brasileira é natural, porque a operação gerou uma suspeita em relação ao País.  A audiência foi realizada pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Câmara dos Deputados para debater as consequências da operação da PF no setor agropecuário.

De acordo com o ministro, na primeira semana após a operação, as exportações caíram 19%, mas, apesar disso, o mês de março fechou com crescimento de 9% em relação ao ano passado. A operação também provocou queda no preço da carne brasileira em alguns mercados.

"Eu considero isso até natural porque houve iniciamente um embargo, houve um susto bastante grande. E na retomada, alguns compradores tentaram diminuir os preços do mercado, mas temos a capacidade de negociar. Talvez tenhamos que entregar os preços um pouco mais baixos agora, mas na sequência conseguiremos recuperar esse mercado", disse o ministro.

A Operação Carne Fraca, da PF, deflagrada em 17 de março, apontou suspeita de que as maiores empresas do setor estivessem adulterarando a carne que vendiam nos mercados interno e externo.

RISCO PEQUENO

Blairo Maggi reafirmou à comissão que o anúncio da operação foi feito da forma errada. Segundo ele, nas primeiras horas, o ministério recebeu 328 comunicados oficiais para a obtenção de informações. Maggi destacou que a pasta respondeu de forma rápida os questionamentos, o que minimizou as consequências. A maioria das empresas envolvidas na operação voltou a operar logo após a correção das falhas verificadas.

O ministro explicou, ainda, que foram recolhidas, preventivamente, 762 amostras de produtos. Dessas, menos de 2% apresentaram risco sanitário.

Devido à operação, o ministério afastou 33 servidores, 16 deles ligados à inspeção de produtos de origem, que foram também denunciados ao Ministério Público e à 14ª Vara Federal de Curitiba. Servidores exonerados de cargos de chefia tiveram bloqueados o acesso aos sistemas informatizados do ministério.

Atualmente, 75 países estão abertos à compra de carne brasileira, mas 57 deles reforçaram a inspeção. Outros 13 países ainda se mostram fechados, mas são pouco significativos em volume de exportação.

Para o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Sergio Souza (PMDB-PR), as explicações do ministro convenceram os integrantes do colegiado.

"Percebemos que foi uma ação rápida, profícua e com resultado positivo. Hoje, o Brasil não sofre deste mal derivado da operação, que abalou o mercado naquele momento. O ministério tomou todas as ações necessárias e também a sociedade passou a ter mais critério, passou a ser mais exigente", disse.

PREÇOS BAIXOS

Um dos autores do pedido para realização da audiência, o deputado Afonso Hamm (PP-RS) alertou, no entanto, que ainda é preciso retomar a confiança dos compradores. Ele lamentou que a operação da PF ainda tenha reflexos na queda do preço da carne. “Isso é bom para o consumidor, mas péssimo para o produtor rural”, avaliou.

Segundo o deputado, o preço ainda está em torno de 5% a 7% abaixo do que o mercado praticava em março, mas chegou a cair de 15% a 20%. “Hoje melhorou, mas o produtor ainda está recebendo menos. E nas exportações, ainda temos prejuízo. Então, precisamos retomar essa confiança."

Atualmente, 80% da carne bovina, 70% da de frango e 76% da carne suína produzidas no Brasil são consumidas internamente. A cadeia produtiva envolve cerca de 10 milhões de trabalhadores. Os cerca de 20% de carne exportados pelo País representaram, no ano passado, 13,77 bilhões de dólares.   (Com informações de O Globo e Agência Câmara)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário