Criada em 02/08/2017 às 12h30 | Pecuária

Estado frustra pecuaristas ao não enviar à AL proposta de redução do ICMS do gado: “Atrapalha negociações”, diz produtor

A redução do ICMS é uma das principais reivindicações do movimento “Levanta a Cabeça”. Atualmente o valor cobrado de ICMS é de 7%. Os pecuaristas sugeriram redução para 3%, mas o governo se comprometeu em fixar o índice em 4%.

Imagem
A expectativa dos pecuaristas que atuam no movimento "Levanta a Cabeça" era que o projeto de lei fosse encaminhado pelo governo do Estado no retorno dos trabalhos dos deputados (foto: Agência Brasil)

Um mês depois de garantir que atenderia a reivindicação dos pecuaristas sobre a redução da alíquota do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para venda do gado a outros Estados, o governo do Estado frustra a classe por não ter enviado a proposta para ser apreciada pela Assembleia Legislativa. "Isso está prejudicando muito a classe e atrapalhando muito as negociações, pois trava as negociações com outras praças", afirmou o economista e diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Araguaína, Wagner Borges.

A expectativa dos pecuaristas que atuam no movimento "Levanta a Cabeça" era que o projeto de lei fosse encaminhado pelo governo do Estado no retorno dos trabalhos dos deputados. Porém, a diretoria de comunicação da Assembleia Legislativa informou ao Norte Agropecuário que até o momento a proposta não chegou. "Foi uma promessa feita há um mês praticamente e não foi concretizada", lamentou Borges, um dos líderes e mobilizadores do movimento de produtores rurais diante da crise da pecuária e preços baixos do gado para o produtor.

A promessa da qual se refere ao diretor do sindicato foi feita pelo governo, através do secretário da Fazenda, Paulo Antenor, no dia 5 de julho em nome do governador Marcelo Miranda. Conforme informaram membros do sindicato, nessa data, ele ligou para o presidente do SRA, Roberto Paulino, e anunciou que o governador determinou o atendimento da proposta.

Porém, até então não foi concretizada. Nesse período, Estados como Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul aprovaram medidas idênticas.

O Norte Agropecuário solicitou à comunicação do governo do Estado informações sobre o conteúdo do projeto, mas não recebeu os dados até o momento. Não há justificativa oficial também sobre os motivos de o documento não ter sido concluído.

O Norte Agropecuário apurou que assessores mais próximos do governador o alertaram sobre os impactos financeiros da redução na arrecadação do Estado. Eles estariam tentando buscar uma alternativa de cumprir a promessa. A última informação oficial da Secretaria da Comunicação do governo do Estado, há aproximadamente 15 dias, dava conta que a proposta aguardava parecer da Procuradoria-Geral do Estado.

EM AGOSTO

A redução do ICMS é uma das principais reivindicações do movimento “Levanta a Cabeça”. Atualmente o valor cobrado de ICMS é de 7%. Os pecuaristas sugeriram redução para 3%, mas o governo se comprometeu em fixar o índice em 4%. O governo havia informado que a proposta seria encaminhada para a Assembleia neste mês, já que em julho o tema não pôde ser apreciado pelos deputados em razão do recesso parlamentar.

Recentemente, Wagner Borges já havia afirmado ao Norte Agropecuário sobre a necessidade de agilização da tramitação da proposta na Assembleia. “Se ele [governo] baixa a alíquota agora a gente tinha como começar a escoar o gado que está represado nas nossas mãos. Poderia ter o incremento na arroba do boi, dar uma melhorada”, disse, há pouco mais de uma semana. “O frigorífico está com demanda reprimida, ou seja, estão matando menos que a capacidade para manter o preço baixo. Se a gente tivesse outro mercado, nordeste e são Paulo, que poderiam ser abertos com essa baixa da alíquota, facilitaria bem”, havia dito, Borges.

LEIA TAMBÉM

Pecuaristas discutem nesta quarta plano de ação e mobilização sobre reivindicações 

Criadores de gado seguram boi no pasto e querem redução de alíquota do ICMS

Governo do Estado afirma que redução do ICMS requer estudo de impactos

Após queda no preço do boi, pecuaristas discutem crise do setor no Tocantins

Sindicarnes diz estar atento a decisões e quer discutir crise da pecuária

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário