Criada em 27/03/2017 às 19h50 | Agronegócio

Frigoríficos do Tocantins estão em pleno processo de exportação, afirmam titular da Seagro e substituto da SFA no Estado

Já o governador Marcelo Miranda afirmou que a carne tocantinense é de alta qualidade. Reflexos e impactos da operação Carne Fraca, da Polícia Federal, foi tema recorrente no lançamento da Agrotins.

Imagem
Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, foi tema de discursos durante abertura da Agrotins em Palmas (foto: Agência Brasil/Divulgação)

 

VÂNIA MACHADO
DE PALMAS

O tema operação Carne Fraca esteve presente na maioria dos discursos das autoridades durante o lançamento da Agrotins 2017, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 27, no Palácio Araguaia.

O superintendente federal substituto da Agricultura no Tocantins, Eustáquio Ferreira, afirmou que os frigoríficos do Estado estão em “pleno processo de exportação”. “Mas é importante dizer que os frigoríficos do Tocantins estão em pleno processo de exportação, não pararam sua produção, e os que não exportam estão produzindo normalmente”, ressaltou.

Ele representou o titular do cargo no evento, Rodrigo Guerra, que participa nesta tarde de reunião com os demais superintendentes do Brasil e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

CARNE DE QUALIDADE  

Já o governador Marcelo Miranda afirmou que a carne tocantinense é de alta qualidade. “A nossa carne é a melhor do Brasil e do Mundo. Nossos frigoríficos continuam funcionando porque sabem que têm como parceiros o Governo do Estado e as prefeituras que asseguram a qualidade de seus processos. E todos nós vamos continuar defendendo a nossa carne, porque sabemos que tem qualidade comprovada inclusive pelos mercados internacionais”, reiterou.

TOCANTINS NÃO FOI CITADO

Deflagrada na sexta-feira (17), a ação da Polícia Federal apura existência de máfia de empresários que subornava fiscais do ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e políticos para obter licenças de venda de proteína animal sem a fiscalização devida dos produtos frigoríficos. 

No Tocantins, um dos reflexos da operação foi a decisão da JBS em suspender, por três dias, produção do frigorífico da empresa em Araguaína. A decisão causou prejuízo de R$ 6 milhões na unidade.

“A nossa obrigação agora é conscientizar a nossa população de que o nosso Estado em nenhum momento foi citado nessa operação. Todos os nossos frigoríficos estão liberados para exportação, mas o cuidado com a produção continua. Temos uma parceria entre o sindicato dos frigoríficos e o Ministério da Agricultura, na qual nós cedemos nesse mais de 30 veterinários que estão à disposição da sanidade da carne no Tocantins”, disse o secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Clemente Barros.

Em seu discurso, o secretário Clemente Barros, adiantou que neste ano serão entregues dez matadouros municipais, devidamente sifados (SIF – Selo de Inspeção Federal). “O agronegócio no Tocantins continua crescendo porque o produtor investe em tecnologia e com a nossa parceria está saindo da crise”, concluiu. (Especial para o Norte Agropecuário)

Tags:

Comentários

{{c.nome}}
{{c.comentario}}
{{c.dataCriacao}} às {{c.horaCriacao}}

Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário