Criada em 24/08/2019 às 08h05 | Meio Ambiente

Incêndio que destruiu vegetação em fazendas no Tocantins começou após faísca atingir mato durante trabalho da VLI

Informação foi dada por testemunha à TV Anhanguera. Fogo começou na quarta e controlado na sexta. "Na hora da solda pingou faísca para fora. Eles tentaram apagar foi com o pé, como não tinha nada para eles apagar [SIC] tentaram apagar com o pé, sem água, sem nada", disse Wignor Nunes.

Imagem

Faíscas de uma máquina de solda teriam atingido mato às margens de linha férrea na região central do Estado do Tocantins e provocado incêndio que destruiu pastagens e vegetação em fazendas. A informação foi dada por testemunha à TV Anhanguera, de Palmas (TO). O fato ocorreu durante trabalho de manutenção na ferrovia Norte-Sul, feito pela empresa VLI Logística. Conforme a emissora, três fazendas foram atingidas nos municípios de Miracema do Tocantins e Barrolândia. Fogo começou na quarta-feira, dia 21, e controlado nessa sexta-feira, dia 23.

"Na hora da solda pingou faísca para fora. Na hora que eles tentaram apagar foi com o pé, como não tinha nada para eles apagar [SIC] tentaram apagar com o pé, sem água, sem nada", disse Wignor Nunes, funcionário de uma das propriedades, à TV Anhanguera.

A reportagem informou que ele teve que ajudar a resgatar animais que estavam no caminho das chamas. Porcos, bois e galinhas precisaram ser redistribuídos por outras fazendas para que não morressem. "Não sobrou nada, queimou as estacas, eu tive que fazer outras. Não tá tendo tempo para mexer com chiqueiro", contou.

No local indicado pela testemunha é possível ver que parafusos ficaram para trás e o serviço não foi concluído.

Um dos donos de terras disse que o vizinhos se uniram para organizar melhor o rebanho. Para ele, o cenário é desolador. "Magoado, sufocado. Eu não posso pegar calor de fogo, eu tenho problema também. Eu fico agoniado. Todo mundo fica sufocado", disse Manoel Alves. Após questionamento do Norte Agropecuário, a VLI, controladora do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, disse lamentar  "o registro" e informou  "que uma equipe esteve no local para avaliação do fato e as causas ainda estão sendo apuradas". A empresa, entretanto, não se manifestou sobre duas questões formuladas pela Redação, que são elas:  1) Será feito levantamento dos prejuízos?;  2) Os proprietários serão indenizados? (Com informações da TV Anhanguera do Tocantins)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário