Criada em 22/03/2018 às 19h32 | Política brasileira

Farsul reage a Lula: “Mesmo condenado, ainda não aprendeu a diferenciar os recursos seus, do governo e da sociedade”

Presidente da entidade ruralista repudiou declarações do petista durante sua passagem pelo município de Santa Maria. “O dinheiro que financia o agronegócio não é do governo e, muito menos do ex-presidente, mas dos agentes financeiros”, afirmou Gedeão Silveira Pereira.

Imagem
Gedeão Silveira Pereira: “Nenhuma retribuição ou reverência é devida quando os recursos tomados da sociedade em forma de tributos são devolvidos em forma de serviços” (foto: Farsul/Divulgação)

O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Silveira Pereira, em nota, lamentou e repudiou as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dadas na noite dessa terça-feira, dia 20, em Santa Maria (RS). Irritado com protestos e até confrontos durante sua passagem pela região, o petista afirmou que “os produtores rurais têm dois prazeres: quando recebem o dinheiro e quando dão o calote”. Lula disse mais: que preferia “dar R$ 10 para uma pessoa humilde, pois ela será “grata para o resto da vida. Já os fazendeiros, quando obtêm financiamento milionário para compra de maquinários, não só são mal-agradecidos como passam a vida falando mal do PT”.

CLIQUE AQUI E LEIA, NA ÍNTEGRA, A NOTA DA FEDERAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL

No comunicado oficial, em tom de desabafo, o presidente da Farsul foi duro: “Em primeiro lugar, cumpre esclarecer que o ex-presidente nunca doou ou emprestou nenhum recurso seu aos produtores rurais. O dinheiro que financia o agronegócio não é do governo e, muito menos do ex-presidente, mas dos agentes financeiros. O ex-presidente mesmo condenado em segunda instância ainda não aprendeu a diferenciar os recursos seus, do governo e da sociedade”, apontou a Farsul.

Na nota a Farsul esclareceu que os valores financiados aos produtores são do sistema financeiro. E que, conforme pesquisa do Banco Central, os agricultores formam o grupo considerado o de menor inadimplência entre os segmentos produtivos do país.

Para a Farsul, “nem os empresários e tampouco os trabalhadores devem favores a ocupantes de cargos públicos”. “Nenhuma retribuição ou reverência é devida quando os recursos tomados da sociedade em forma de tributos são devolvidos em forma de serviços”, afirmou o presidente da federação. 

A entidade criticou a forma preconceituosa manifestada pelo ex-presidente. “A Farsul não aceita que um ex-presidente que conhece a realidade do país demonstre tamanho preconceito com esses brasileiros que trabalham de sol a sol, fazendo a economia crescer inclusive no período de seu governo, mas enquanto cidadão não aceitam a antecipação do debate eleitoral e nem tampouco a pregação ao desrespeito às decisões judiciais e ao estado democrático de Direito”, finalizou.

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário