Criada em 16/03/2021 às 17h15 | Grãos

Colheita de soja avança no Tocantins, mas produtores rurais têm dificuldades para plantar milho no Estado, informa Aprosoja

“A janela ideal era dentro do mês de fevereiro. Já se passaram 15 dias”, frisou Dari Fronza, presidente da Aprosoja-TO, ao destacar que, com isso, os agricultores vão ter que torcer para que as chuvas estejam presentes no final de abril e em maio, “senão a safra estará bem prejudicada”.

Imagem


Clique no ícone acima e ouça o depoimento

DANIEL MACHADO
DE BRASÍLIA (DF)

Com a semana tendo vários dias ensolarados, a colheita da soja avançou um pouco no Estado. A informação foi repassada ao Norte Agropecuário pelo presidente da Aprosoja-TO (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins), Dari Fronza.

Segundo ele, o trabalho ainda segue bem atrasado, mas os dias de sol ajudaram. “Temos que torcer para que a chuva cesse um pouco, semana que passou tivemos dias bons, ensolarados, com a colheita avançando”, explicou.

As fortes chuvas de fevereiro e início de março complicaram a colheita da oleaginosa, principal ativo agropecuário do Estado, e danificaram parte da produção. Inclusive, os produtores e a Aprosoja estão negociando com as tradings (empresas intermediárias das grandes compradoras de soja do mundo) sobre a questão da qualidade do cereal a ser exportado neste ano.

Fronza detalhou que a demora na colheita também está provocando outro atraso: o do plantio do milho, segundo maior ativo da agricultura do Estado.

“Em consequência, muitos não fizeram o plantio da safra de milho. A janela ideal era dentro do mês de fevereiro. Já se passaram 15 dias”, frisou, ao destacar que, com isso, os agricultores vão ter que torcer para que as chuvas estejam presentes no final de abril e em maio, “senão a safra estará bem prejudicada”.


Clique e confira a reportagem sobre o assunto 


Clique no ícone acima e confira o programa 


Clique no ícone acima e ouça a entrevista

Clique no ícone acima e ouça o depoimento

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário