Criada em 12/10/2018 às 10h28 | Agronegócio

"Interação entre técnico e produtor faz com que as transformações aconteçam no campo", afirma agrônoma

Na profissão há 30 anos, Ana Luiza Rodrigues Lobo fala com entusiasmo do trabalho que escolheu. Já Marco Aurélio, com a experiência de 11 anos, destaca o caráter socioeconômico da atividade, que ajuda a promover o bem estar da população rural e urbana.

Imagem
Dia do engenheiro agrônomo é lembrado por relevante trabalho para a fixação do homem no campo (foto: CNA\Divulgação)

Há mais de 30 anos na profissão e 24 anos dedicados à extensão rural, a engenheira agrônoma Ana Luiza Rodrigues Lobo fala com entusiasmo do trabalho que escolheu. “Vejo a cultura como relevante para uma extensão rural que trabalha lado a lado com o produtor rural. E o que é que interage com as transformações durante o processamento de informações que ele recebe para melhorar os índices de produção da atividade que exerce no campo”, avalia.

Nesta sexta-feira, dia 12, é celebrado o dia do engenheiro agrônomo. Outro profissional da área fala com satisfação da atuação ao lado do produtor rural: Marco Aurélio, engenheiro agrônomo há cinco anos, sete deles no Ruraltins (Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins), diz que é gratificante viver a essência da profissão junto ao homem do campo. “No Tocantins, por ser um estado essencialmente agrícola, o trabalho do engenheiro agrônomo se torna fundamental na produção de alimentos. Dentro das propriedades rurais auxiliamos diretamente no manejo de pragas e doenças, na recomendação de adubação, na conservação e fertilização de solo, visando sempre o aumento da produtividade. Além disso, atuamos também no planejamento de serviços de engenharia rural, desde máquinas e implementos agrícolas, irrigação e drenagem, topografia, sensoriamento remoto e o geoprocessamento", disse. 

Marco Aurélio ressalta também a questão da sustentabilidade. "Nossa visão é sempre atuar sem um sentido de explorar, de modo sustentável, uma produção vegetal, e desenvolver ações de caráter socioeconômico para promover o bem estar da população rural e urbana. Por meio do ruraltins temos uma oportunidade de trabalho toda a essência da profissão com os agricultores familiares e médios produtores rurais do nosso Estado ”, afirmou o engenheiro.

TRABALHO DO RURALTINS

Comemorado esta data, 12 de outubro, o dia do engenheiro agrônomo rende homenagens a esse valor o profissional é responsável pelo desenvolvimento sustentável do setor agrícola. Presente em 139 municípios do Estado, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins conta com 94 engenheiros agrônomos, que contribuem para o crescimento da profissão provocando mudanças em todas as cadeias produtivas, gerando renda e melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais.

Para o presidente do Ruraltins, Sebastião Pelizari Junior, o trabalho desenvolvido de acordo com os resultados profissionais não só nos resultados da agricultura, como algo social, como a ajuda na permanência das famílias no meio rural.

"É um profissional que dissemina conhecimento e várias tecnologias, e isso provoca o aumento da produtividade e competitividade no mercado, fazendo com que as famílias permaneçam no campo, gerando renda e renda para o nosso Estado", ponderou o presidente, que também é engenheiro agrônomo. (Com informações do Ruraltins)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário