Criada em 07/04/2017 às 03h15 | Agronegócio

Após ultimato do Mapa, governo do Estado admite que não tem plano de ação, mas se mobiliza para salvar "Agro+TO"

Chefe do escritório de representação do governo tocantinense em Brasília diz que lançamento do programa será no dia 10 de maio, durante Agrotins, e será feito pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki.

Imagem
Depois de ultimato do Ministério da Agricultura, governo do Tocantins fará plano de ação para ter Agro+ (foto: ABCZ/Divulgação)

Depois de ultimato do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o governo do Estado anunciou que vai se mobilizar para salvar o “Agro+ Tocantins”. O Executivo estadual decidiu fazer o plano de ação cobrado pelo Mapa para receber o programa que visa desburocratizar medidas e ações governamentais no âmbito estadual, dando mais agilidade aos trâmites burocráticos, facilitando a vida do homem e da mulher do campo.

VEJA TAMBÉM 

Enquanto Mapa e Estado divergem, produtos seguem sem os benefícios do Agro+

Ministério da Agricultura revela que governo do Estado não enviou plano de ação

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA AGRO+

As informações são do chefe do escritório de representação do governo do Estado em Brasília, Renato de Assunção, em entrevista ao Norte Agropecuário. Segundo ele, o pedido do plano de ação foi feito há algumas semanas pelo Mapa. “Essa exigência é recente. Foi feita há uma semana durante reunião do Conselho dos Secretários da Agricultura. E o governo do Estado, através das secretarias competentes, está articulando com os segmentos produtivos para elaborar o plano”, afirmou Assunção.

O chefe do escritório de representação do governo estadual em Brasília anunciou ainda que o Agro+ Tocantins será lançado no dia 10 de maio, em Palmas, durante a Agrotins, pelo secretário-executivo do Mapa, Eumar Novacki – o ministro Blairo Maggi tem agenda prevista para o exterior neste período. O Mapa, até o momento, não confirmou a agenda. O que está definido são os lançamentos do Agro+ no Rio Grande do Norte (17/04), Distrito Federal (17/05), Bahia (02/06) e Ceará (12/06).

Segundo ele, as reuniões vão começar na próxima semana. Assunção garante ainda que haverá tempo hábil de reunir as demandas dos representantes dos setores para que o Mapa bata o martelo e confirme o lançamento do programa em Palmas.

CANSOU DE ESPERAR

Braço direito de Blairo Maggi, Novacki é o mesmo que, conforme apurou o Norte Agropecuário, cansou de esperar e determinou que a própria estrutura do Mapa mobilizasse o setor para que o Tocantins recebesse o Agro+.  Ele determinou que a Superintendência Federal da Agricultura (SFA) no Tocantins assuma o papel de mobilizar o setor produtivo e discutir as demandas, ou seja, ouvir as sugestões sobre quais normais devem ser desburocratizadas. As reivindicações e sugestões da classe produtora vão ser encaminhadas ao governo estadual. Quem ficará com essa incumbência é o superintendente federal da Agricultura no Estado, Rodrigo Guerra.

O Mapa considera que a mobilização e discussão dos temas locais do Agro+ são atribuições do Estado. Porém, como confirmou o representante do Estado, o plano de ação não foi feito.

ADIADO EM NOVEMBRO

O “Agro+ Tocantins” estava previsto para ser lançado em novembro do ano passado, mas, na véspera, foi adiado por causa da operação “Reis do Gado”, da Polícia Federal, que apura lavagem de dinheiro com valores que teriam chegado a R$ 200 milhões e mirou o governo do Estado.

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário