Criada em 20/01/2023 às 14h13 | Agricultura

Prestes ao início da colheita, produtor precisa reforçar cuidados contra ferrugem asiática e outras pragas; ouça

Confira recomendações de inspetor de Defesa Agropecuária da Adapec responsável por auxiliar no controle da doença que já atingiu outros estados. Especialista também destacou que é fundamental respeitar o vazio sanitário e evitar qualquer ameaça de planta vida de soja no mês de julho.

Imagem
Especialista destacou que é fundamental respeitar o vazio sanitário e evitar qualquer ameaça de planta vida de soja no mês de julho. (Foto: Divulgação)

Daniel Machado
De Brasília (DF)

No momento no qual se aproxima a colheita da soja e, para muitas propriedades, o cultivo do milho de segunda safra, os agricultores devem redobrar a atenção para proteger a lavoura da ferrugem asiática, a cigarrinha do milho e outras pragas que podem atingir as plantações.

A orientação é do inspetor e responsável pelo programa contra ferrugem asiática da Adapec-TO (Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins), Cleovan Barbosa Pinto. Para ele, o momento é de máximo cuidado para evitar qualquer tipo de prejuízo. “A partir de agora os produtores têm que ter bastante cuidado porque estamos num período que está chovendo muito e a maioria das das lavouras de soja já está no estágio reprodutivo. E onde o produtor tem que tomar cuidado porque a soja já está com as ruas todas tampadas e a incidência de ferrugem asiática, que é a principal praga que acomete a cultura, tem de agora para frente grande chance de estar aparecendo”, ressaltou. No entanto, ele tranquilizou o meio rural e destacou que até o momento a Adapec não encontrou qualquer foco da doença.

Cleovan Barbosa reforçou, ainda, a importância de todos fazerem o trabalho de educação sanitária, protegendo assim a lavoura. Por fim, ele destacou que é fundamental respeitar o vazio sanitário e evitar qualquer ameaça de planta vida de soja no mês de julho.

Ouça a entrevista completa aqui.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário