Criada em 03/09/2018 às 21h18 | Avicultura

Criador de frango do Tocantins, que abatia 300 aves por mês, chegou ao ciclo de 900 animais e quer dobrar produção

Jailson Nascimento e demais produtores receberam orientações sobre a atividade agroecológica de carne e ovos caipiras no Dia Técnico sobre Avicultura Caipira, que encerrou o projeto Agosto Verde em Palmas, capital do Estado do Tocantins. “É um negócio rentável”, afirmou o produtor.

Imagem
Produtores, estudantes puderam assistir palestras de pesquisadores, professores e técnicos sobre a avicultura caipira, em Palmas, Tocantins (fotos: Regiane Rocha/Secom Palmas)

Há apenas um ano e meio na atividade, o produtor rural Jailson Bezerra Nascimento começou a criação de frango caipira com uma escala de 300 aves abatidas por mês em sua propriedade, em Palmas (TO). Atualmente, o ciclo da produção é de 900 frangos. Ele garante que o segmento é um bom negócio. “É um negócio rentável sim. Nosso objetivo é trabalhar em outras escalas também como produção de pintinhos, ovos, e postura”, disse, acrescentando que a propriedade tem um bom plantel. “Nós começamos com uma escala de 300 aves/mês e chegamos a um ciclo de produção de 900 frangos, mas já estamos trabalhando para dobrar a produção”, disse.

Nascimento recebeu na sexta-feira, dia 31, na sua chácara, a Trem da Serra- Vale da Serra, professores e pesquisadores que proferiram palestras no Dia Técnico sobre Avicultura Caipira. O evento marcou o encerramento da programação do Agosto Verde 2018, com ações voltadas ao incremento das atividades dos produtores rurais e urbanos no município de Palmas, promovido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), durante o mês passado.

A reunião técnica contou ainda com a presença de produtores rurais, técnicos do Ruraltins, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), empresários do ramo de rações, e acadêmicos do curso de medicina veterinária do Ceulp/Ulbra.

AS PALESTRAS

A pesquisadora da UFT, Kênia Ferreira Rodrigues, que ministra Avicultura na academia, falou sobre a produção agroecológica de carne e ovos caipiras. “A criação agroecológica requer cuidados com o manejo, para que eles tenham uma ave de qualidade para oferecer ao consumidor”, acrescentando também é preciso ter um padrão ecológico, como tipo de ave, linhagem, raça, custo de produção e os principais desafios.

O presidente da Associação de produtores rurais da Vila Agrotins, Wilson Gomes da Silva, resolveu participar para levar conhecimento aos colegas da vila. “A gente veio buscar o conhecimento, ouvindo os técnicos, para que possamos incentivar os nossos colegas da vila a criar a ave caipira, pois é um bom negócio”, disse.

A professora do curso de medicina veterinária da Ulbra, Ana Luiza Guimarães, levou vários alunos da Universidade, para conhecer na prática um dia de campo, como forma de estreitar laços entre a academia e o meio rural. “Aqui eles vão identificar o processo de produção de aves no sistema caipira, com várias linhagens de aves, onde eles possam levar várias informações para o homem do campo”, disse.

Experiência vivida pelo acadêmico do 9º período de medicina Veterinária da Ulbra, Nilson Raimundo, que aproveitou para assistir o painel sobre Produção de Rações de Qualidade com Baixo Custo, com o Zootecnista da Ruraltins, Hélio de Souza, e o médico veterinário da Seder, Claudio Sayão Lobato. “Na faculdade aprendemos a parte teórica, e aqui estamos vendo o lado prático do produtor, que é muito importante para nós que já estamos próximos de entrar para o mercado de trabalho”, pontuou.

CUIDAR PARA LUCRAR

Outro painel bastante visitado foi sobre Controle sanitário: “Cuidar para lucrar”, apresentado pela médica veterinária, Leila Damascena Pessoa. A acadêmica de do 6º período do curso de medicina veterinária da Ulbra, Ramária de Paula, que está cursando a disciplina Patologia Veterinária, analisou o painel como bastante produtivo. “É bastante interessante pois é a primeira vez que conheço a criação de aves caipiras diretamente no campo, pois sempre tenho mais contato com cães na faculdade, e aqui estamos vendo sobre a patologia das aves”, acrescentando que o contato com o produtor rural é muito bom para conhecer a prática e prepará-la para o mercado de trabalho.

O secretário da Seder, Roberto Sahium, fez uma avaliação das ações do Programa Agosto Verde. “Nosso foco é a tecnologia solidária, e o dia de campo teve uma repercussão muito boa, pois o objetivo é avivar na memória as tecnologias que foram apresentadas na Agrotins, para que agora no período chuvoso época de plantio, os produtores comecem com seus projetos produtivos”, disse.

AS PARCERIAS

O Agosto Verde 2018 foi realizado pela Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Economico e Emprego (Sedem), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Estadual de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Federação Tocantinense das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto), Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas (FMA), Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins).

Foram ainda parceiros do evento, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Atacadão da Ração, Avifran, Guabi, Hipermercado Extra, Embrapa Pesca e Aquicultura, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Zoofértil Laboratório Agropecuário, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Laticínio da Associacao Dos Pequenos Produtores de Leite de Cabra de Palmas (Ascabras). (Com informações da Secom de Palmas, Tocantins)


“Cuidar para lucrar”, foi o painel apresentado pela médica
veterinária, Leila Damascena Pessoa

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário