Criada em 22/06/2017 às 21h31 | Agricultura

Concentrada nos municípios de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia, colheita de melancia começa no Estado do Tocantins

Colheita começa na região, com maior plantio concentrado em Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia. Rio dos Bois e Porto Nacional também estão se destacando. O Estado é o segundo do país na produção da fruta, atividade econômica que está em expansão.

Imagem
Estado não divulgou estimativas para produção deste ano. Segundo dados do IBGE, no Tocantins, em 2015 foram colhidas 196.651 toneladas de melancia em uma área plantada de 9.395 hectares (foto: Zezinha de Carvalho\Seagro\Arquivo)

Eliane Tenório
DE PALMAS

Nesta época do ano, de junho até setembro, tem início a colheita de melancia no Tocantins. O Estado é o segundo do país na produção da fruta, atividade econômica que está em expansão. Os municípios de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia seguem sendo os maiores produtores de melancia, mas outros municípios também estão apostando na cultura, como Rio dos Bois e Porto Nacional, este último por irrigantes do projeto Hidroagrícola São João.

No plantio do produtor Marcelo Galatti, localizado no projeto São João, município de Porto Nacional, a colheita de melancia começou nesta semana. O sistema de cultivo utilizado é o de irrigação por gotejamento. “O cultivo é altamente produtivo, a produtividade é de 45 toneladas por hectares”, afirma. “As frutas estão num padrão excelente e a previsão é para colher duas mil e 700 toneladas numa área de 60 hectares”, diz. A perspectiva de comercialização também é muito boa. “A melancia da região tem ótimo mercado, é comercializada no Tocantins e exportada para todo o Brasil”, informou o produtor.

O município de Lagoa da Confusão é um dos maiores municípios produtores de melancia e também está pronto para a colheita da fruta. O agricultor Carlos Antonio de Oliveira plantou a fruta em 800 hectares e começa a colher na primeira quinzena de julho.  A tecnologia utilizada é o sistema de produção de subirrigação, e a produtividade está em torno de 25 toneladas por hectares. “A perspectiva de produção é boa, o que preocupa é o preço da fruta, pois o custo de produção foi alto”, afirma o produtor.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Tocantins, em 2015 foram colhidas 196.651 toneladas de melancia em uma área plantada de 9.395 hectares. No município de Lagoa da Confusão, a área plantada foi de 8 mil hectares e a produção foi de 164 mil toneladas.  Em Formoso do Araguaia foram colhidas 17.017 toneladas numa área de 569 hectares.

Os municípios de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia, região Oeste do Estado são responsáveis por mais de 90% da produção da fruta tocantinense. Dados do IBGE, 2015.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro, Luan Bacin, a produção de melancia no Tocantins, por ser plantada em áreas de várzeas e com uso do sistema de subirrigação, possui diversas vantagens com relação ao restante do Brasil. “Uma das vantagens é que no Tocantins a melancia pode ser produzida na entre-safra de outras regiões produtoras o que representa uma melhora no valor e na comercialização da fruta. Outra vantagem é a alta luminosidade, que dificulta o aparecimento de doenças e dispensa ou reduz o uso de defensivos, diminuindo os custos de produção, isso resulta em renda extra para os produtores”, explica o agrônomo. (Da SeagroTO)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário