Criada em 29/03/2021 às 09h05 | Grãos

Com poucas chuvas na semana, colheita avança no Tocantins; há congestionamento no embarque de grãos da Ferrovia Norte-Sul

Aprosoja aponta congestionamento dos carregamentos que vão até a Ferrovia Norte-Sul. Segundo ele, isso, aparentemente, não tem a ver com o navio encalhado no Canal de Suez há quase uma semana, mas sim porque todos os produtores querem fazer carregamentos ao mesmo tempo.

Imagem




DANIEL MACHADO
DE PALMAS (TO)

Com a semana quase sem chuva no Tocantins, a colheita da soja, enfim, está praticamente finalizada. O plantio do milho feito por aqueles produtores que mantiveram o trabalho com o cereal também foi concluído. As informações são do presidente da Aprosoja-TO (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins), Dari Fronza.

Ele comemorou a melhora climática do Estado. “Foi uma semana muito produtiva para a colheita. Pouca chuva, apenas pancadas isoladas, o que com certeza adiantou muito a nossa colheita. A nossa colheita estava muito atrasada, por causa das fortes chuvas do início do mês”, ressaltou.

CLIQUE NESTE LINK, BAIXE O PODCAST E CONFIRA A ENTREVISTA SOBRE O TEMA

Sobre o milho, Fronza explicou que parte dos agricultores trocaram de culturas, indo para o sorgo, alguns tipos de feijões e plantios de cobertura. Isso ocorreu porque a janela ideal para plantio do milho já passou e o cultivo neste momento pode ser um pouco mais arriscado.

Fronza também falou do congestionamento dos carregamentos que vão até a Ferrovia Norte-Sul. Segundo ele, isso, aparentemente, não tem a ver com o navio encalhado no Canal de Suez há quase uma semana, mas sim porque todos os produtores querem fazer carregamentos ao mesmo tempo.

Por fim, Fronza ressaltou que os produtores também estão enfrentando um grande aumento de frete rodoviário. Conforme o líder rural, nos últimos 90 dias o preço praticamente dobrou.

CONFIRA TAMBÉM 

Alvos da crise provocada pela pandemia, feirantes e microempreendedores expõem seus produtos em programa de rádio.

Sem feiras, pequenos agricultores sofrem para vender seus produtos; Central de Negócios é opção para fomentar setor.

Compre dos pequenos produtores rurais e microempresários! São várias opções de gêneros alimentícios.




Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário