Criada em 03/05/2019 às 18h52 | Negócios

Governo aproveita abertura da Agrotins para lançar oficialmente campanha de vacinação contra febre aftosa no Estado

Na abertura da Agrotins 2019, na próxima terça, 07, o Governo fará também o lançamento da abertura oficial da primeira etapa de vacinação contra febre aftosa, que deve imunizar 8,6 milhões de animais em 56,4 mil propriedade rurais. Campanha segue até 31 de maio.

Imagem
No Tocantins serão vacinados 8,6 milhões de animais. (Foto Juliano Ribeiro / Governo do Tocantins)

Welcton de Oliveira
DE PALMAS (TO)

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) estará presente na 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), que começa na próxima terça-feira, 7, e segue até o dia 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Durante a abertura da Agrotins, no dia 7, a partir das 9 horas, o Governo do Estado também anunciará a abertura oficial da 1ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa.

Esta etapa, que iniciou no dia 1º de maio e segue até o dia 31 de maio, tem a previsão de vacinar aproximadamente 8,6 milhões de animais, distribuídos em 56,4 mil propriedades rurais cadastradas.

Além do lançamento da campanha contra aftosa, a Adapec promoverá durante os cinco dias da feira, uma programação especial voltada para o serviço de educação sanitária animal e vegetal junto ao público. “A Agrotins é a maior vitrine do agronegócio tocantinense, e a Adapec como órgão de defesa sanitária animal e vegetal aproveita esta oportunidade para fazer um serviço de educação sanitária junto aos produtores rurais e a população em geral”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

O retorno do projeto Escolinha da Adapec é uma das novidades da Agência na Agrotins 2019. No espaço, produtores rurais, estudantes e comunidade em geral terão acesso a 12 palestras com temas, como: raiva dos herbívoros; brucelose e turberculose; bicudo do algodoeiro; certificação fitossanitária; retirada da vacina contra aftosa; mormo nos eqüídeos; uso correto e seguro de agrotóxicos; portal do produtor, entre outras.

Em outros dois espaços ocorrerão também palestras sob a responsabilidade da Agência. No Auditório Vitrine da Carne, a Adapec levará informações sobre abate clandestino e achados em frigoríficos. E no Auditório Praça do Leite, abordará o trabalho de inspeção do leite e seus derivados.

Sanidade

A Agência realizará um trabalho contínuo de monitoramento sanitário dos animais expostos na Feira. Para tanto, conta com um escritório local, para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), e uma unidade que funciona como barreira fixa para fiscalizar a entrada e a saída de animais, com exigências da documentação sanitária, de acordo com a espécie. (Da Adapec)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário