Criada em 16/02/2018 às 01h40 | Política brasileira

“Não tínhamos recursos para tocar em frente”, justifica Blairo Maggi sobre governo federal ter sepultado projeto do Matopiba

Nessa quinta-feira, dia 15, o Norte Agropecuário, em editorial, cobrou do ministro explicações sobre o motivo de o programa Agro+TO não ter saído do papel no Tocantins. E também sobre o fim do projeto de desenvolvimento do Matopiba.

Imagem
O ministro Blairo Maggi: “O Governo está sempre dando apoio para que isso possa acontecer e melhorar agricultura nessa região também” (foto: Frederick Borges/SecomTO)

Ao justificar o motivo de o projeto de desenvolvimento do Matopiba (fronteira agrícola que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) ter sido praticamente sepultado pela gestão atual do governo federal, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, alegou primeiramente problemas de orçamento para não levar a iniciativa adiante. “Quando lá cheguei, encontrei uma estrutura que era dedicada a essa região Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Tinha o programa e não tínhamos recursos para tocar para frente aquilo”, disse o ministro, mesmo reconhecendo que a região precisa de atenção.

A declaração foi dada em Caseara, no interior do Tocantins, durante entrevista coletiva motivada pelo lançamento oficial da colheita de soja no Estado, evento organizado pela Aprosoja-TO (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins). Nessa quinta-feira, dia 15, o Norte Agropecuário, em editorial, cobrou do ministro explicações sobre o motivo de o programa Agro+TO não ter saído do papel no Tocantins. E também sobre o fim do projeto de desenvolvimento do Matopiba.

VEJA TAMBÉM 

Ministro vem ao Tocantins e precisa responder: Por que projeto do Matopiba ruiu?

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS SOBRE AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES DO AGRO+ DO MAPA

CONFIRA OS DETALHES SOBRE O ADIAMENTO DO AGRO+TO EM 2016 

Blairo Maggi, que ao assumir o cargo em 2016 afirmou que o projeto seria revisto, afirmou ainda que o governo federal dá o mesmo tratamento a todas as regiões do país. “Todas as regiões do Brasil têm o mesmo tratamento da Presidência [da República] e do Ministério da Agricultura. Então há sempre por parte do ministério uma atenção especial à região, uma região que inicia e que precisa de atenção, mas não tem nenhum programa financeiro para dar suporte a coisas diferentes que acontecem em outros locais no Brasil”, complementou Maggi, atribuindo um desenvolvimento futuro da região à capacidade empreendedora dos produtores locais.

Essa declaração do ministro contradiz, por exemplo, com o fato de na sua gestão os repasses do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a prefeituras do Estado do Mato Grosso terem crescido 109%. As informações fazem parte de levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo repercutidas no Norte Agropecuário. Os valores passaram de R$ 27,6 milhões para R$ 57,6 milhões. O Mato Grosso é o reduto eleitoral do político.

O ministro ressaltou, entretanto, que o desenvolvimento do campo “vai muito da capacidade empresarial dos produtores”. “Compra de máquinas, os incentivos que tem é para o Tocantins, o Maranhão, o Piauí, a Bahia e Mato Grosso e todos os outros também. Aí vai muito da capacidade empresarial dos produtores de se endividarem mais e terem coragem de fazer as coisas. O Governo está sempre dando apoio para que isso possa acontecer e melhorar agricultura nessa região também”, assegurou.

INCENTIVO DO GOVERNO

Entretanto, o próprio ministro ao falar sobre o desenvolvimento do agronegócio brasileiro reconheceu que o incentivo governamental foi fundamental nesse processo. “O Brasil era um grande importador de alimentos na década 70, e agora quarenta e poucos anos depois, é um país exportador. O segundo maior exportador e o quarto maior produtor”, disse. “Isso é política de governo, criação da Embrapa, criação de fundações, estruturas estaduais que foram feitas para dar apoio a agricultores, financiamentos que foram colocados na prática efetivamente e a formação dos agricultores que é feita pelas universidades e pelo dia a dia. Então esse conjunto que fez o Brasil deixar de ser importador e virar exportador. É isso que o agronegócio faz, gera riquezas e oportunidades”, finalizou.

LEIA TAMBÉM 

Projeto do Matopiba será revisto, afirma ministro Blairo Maggi  

Neri Gueller critica “politicagem” sobre extinção de departamento do Matopiba

A extinção do departamento do Matopiba 

Governo federal extingue departamento do Matopiba

País vive momento de ajustes, diz governador do Tocantins 

Piauí reage à extinção de departamento do Matopiba 

CLIQUE AQUI E LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE O MATOPIBA

ENTENDA O PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DO MATOPIBA

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário