Criada em 16/02/2018 às 01h15 | Grãos

Ministro Blairo Maggi destaca produção de fazenda no Tocantins que sediou abertura oficial do plantio de soja no Estado

“Uma fazenda como essa tem 17 mil hectares de lavoura, gerando centenas de empregos. E esses empregos geram outros tantos na cidade em setores de alimentos, de transporte. E isso vai transformando o Tocantins”, afirmou o titular do Mapa durante cerimônia em Caseara.

Imagem
A soja é o maior destaque na produção de grãos do Tocantins, com cerca de 1 milhão de hectares, produção de mais de 2,85 milhões de toneladas e ampliação de área em aproximadamente 3% (foto: Frederick Borges/SecomTO)

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou nesta quinta-feira, 15, da cerimônia de abertura da Colheita de Grãos no Estado do Tocantins - Safra 2017/18, no município de Caseara, acompanhado do governador do Estado, Marcelo Miranda. O evento foi promovido pela Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja) Tocantins em parceria com o governo estadual e com a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Estado.

A produção na Fazenda Bacaba, local da colheita inaugural, foi destacada pelo ministro: “Uma fazenda como essa tem 17 mil hectares de lavoura, gerando centenas de empregos. E esses empregos geram outros tantos na cidade em setores de alimentos, de transporte. E isso vai transformando o Tocantins. Um estado que tem arrecadação melhor pode fazer frente, por exemplo, aos seus programas sociais e a outros compromissos”.

Maggi lembrou que no seu estado, o Mato Grosso, foram colhidas no ano passado 60 milhões de toneladas de grãos. “Em 1981, quando fui morar no Mato Grosso, nós produzíamos 30 mil toneladas. Então, vocês percebem o quanto o agronegócio é importante para a economia”.

O último levantamento da Conab apontou para uma colheita no Tocantins de mais de 4,4 milhões de toneladas de grãos em 1,4 milhão de hectares. A soja representa 63,4% da produção do estado, seguida do milho (19,6%) e do arroz (14,4%). Em 2017, o Tocantins exportou mais de 2,3 milhões de toneladas e movimentou mais de UU$ 809 milhões de dólares. A soja foi responsável por mais de 79% das exportações do estado.

Em entrevista, Blairo Maggi observou que no próximo mês deverá ocorrer o lançamento de projeto de infraestrutura para melhor escoamento da safra agrícola do país. O projeto está sendo elaborado a partir de estudo da Embrapa Monitoramento e receberá contribuições de representantes de entidades do agronegócio. (Do Mapa)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário