Criada em 14/09/2018 às 15h41 | Meio Ambiente

Abertas as inscrições para o workshop sobre sistema de biodigestão para geração de energia

O I Workshop sobre Sistemas de Biodigestão para Geração de Energia através da Utilização de Dejetos Bovino acontece no próximo dia 28, em Palmas. As inscrições já estão abertas e o evento é direcionado a produtores, técnicos e acadêmicos.

Imagem
Biodigestor em escola de Porto Nacional escola. (Foto Equisley Ribeiro / Seagro)

Elmiro de Deus
DE PALMAS (TO)

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), e o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) informam que estão abertas as inscrições para o “I Workshop sobre “Sistemas de Biodigestão para Geração de Energia através da Utilização de Dejetos Bovino”. O evento acontece no próximo dia 28, das 8h às 11h30, no auditório do Sebrae, em Palmas.

O Workshop gratuito é direcionado a produtores, técnicos, acadêmicos de cursos do meio ambiente, agropecuário e mestrandos do curso de agroenergia.  As inscrições podem ser feitas neste link. Mais informações com o Tecnólogo em Sistemas Elétricos da Seagro, Reginaldo Novais, pelo telefone 3218-2185.

Na programação palestras voltadas para políticas públicas sobre tratamento de efluentes; biodigestor: transformando passivo ambiental em ativo financeiro; uso do biofertilizante na Integração Lavoura/Pecuária e, por último será apresentado caso de sucesso, ou seja, projetos que já estão funcionando no Tocantins.

Para o Tecnólogo em Sistemas Elétricos da Seagro, Reginaldo Novais, além dos benefícios à natureza, os biodigestores produzem biogás e biofertilizante, o que permite a redução dos custos com energia e uma adubação orgânica nas propriedades rurais. “Sem contar que o sistema evita a contaminação do solo e água uma vez que estes dejetos deixariam de ser lançados diretamente, sem tratamento algum, nas nascentes dos rios e córregos”, argumentou.

Linha de crédito

Atualmente existe a linha de crédito Pronaf Eco, um programa do governo federal para financiar investimentos destinados à implantação de tecnologias de energia renovável, como biodigestor, principalmente, para agricultura familiar.

Parceria

Participam também do evento representantes da Agricultura de Baixo Carbono (ABC-TO), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e as empresas Recolast Ambiental e Agrivita. (Da Seagro)

Programação:

8 horas – Inscrições

8h30 – Abertura - Thiago Pereira Dourado (Secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária/Seagro)

9 horas- Políticas públicas sobre tratamento de efluentes - Elvison Nunes Ramos - (Coordenador da Implementação do Plano ABC/MAPA – Engenheiro Agrônomo)

9h30 – Biodigestor: transformando passivo ambiental em ativo financeiro - Luiz Roberto Pelosi Oliveira (Diretor Técnico da Recolast Ambiental – Engenheiro Civil)

10h15 – Uso do Biofertilizante na Integração Lavoura/Pecuária - Msc. Claúdio França Barbosa (Zootenista Analista de Transferência de Tecnologia – SIP/Embrapa Pesca e Aquicultura – (CNPASA) – Palmas – TO

11 horas – Caso de Sucesso - Edson Negreiros Lima (Presidente da Agrivita)

11h30 - Encerramento

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário