Criada em 16/01/2024 às 09h13 | Comunicação

Balanço 2023: Armazéns da Companhia comprovam alto nível de aproveitamento nas operações de abastecimento social

Os armazéns da Conab foram responsáveis pela guarda, conservação e comercialização do milho, no âmbito do Programa de Venda em Balcão (ProVB), que atendeu a pequenos criadores em 975 municípios.

Imagem
Balanço 2023: Armazéns da Companhia comprovam alto nível de aproveitamento nas operações de abastecimento social. (Foto: Divulgação)

No ano de 2023, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou diversas operações voltadas ao complexo armazenador da estatal, além dos serviços prestados para as unidades de abastecimento em todo o país. Entre os destaques do ano está o suporte às políticas públicas que a empresa executa com a utilização de suas unidades. No trabalho desenvolvido em conjunto com o Governo Federal, tanto no combate à fome quanto no apoio à produção rural, a Conab movimentou-se para disponibilizar uma maior capacidade de armazenagem para a formação de estoques públicos, entre privados credenciados e unidades próprias, a partir do aumento de 63.860 toneladas (junho/2023) para as atuais 703.822 toneladas, que estão disponíveis a possíveis intervenções que venham a ser necessárias.

Quanto aos programas sociais, os armazéns da Conab foram ainda responsáveis pela guarda, conservação e comercialização do milho, no âmbito do Programa de Venda em Balcão (ProVB), que atendeu a pequenos criadores em 975 municípios. Outro ponto de apoio prestado pela Companhia é o auxílio institucional mantido por meio de sua rede de armazéns, com abono tarifário para diferentes órgãos públicos e instituições. Essas parcerias promovem suporte para a distribuição de alimentos às famílias em insegurança alimentar em diversos estados, além de propiciar cooperação logística nas ações de entes públicos do setor agropecuário nacional.

No ano de 2023, foram também autorizadas 12 parcerias para armazenamento de diversos itens, como alimentos, sementes, equipamentos e ferramentas para fomento da produção familiar. Além desse apoio dado aos parceiros institucionais, os armazéns da Conab mantiveram sob guarda e conservação cerca de 3,49 milhões de quilos em alimentos. Os produtos foram distribuídos para 79.925 famílias, a partir da celebração de Termos de Execução Descentralizados.

Difusão de Conhecimento

Em seu compromisso com a produção e difusão de informação de qualidade, a Companhia compartilhou conhecimento sobre armazenagem com a sociedade por meio de sua plataforma especializada, o Portal Armazéns do Brasil, do aplicativo Descontos de Armazenagem e publicou o compêndio de estudos “A Perda de Grãos no Brasil e no Mundo: dimensão, representatividade e diagnóstico”. Além desses projetos, a direção-executiva de Operações e Abastecimento da Conab, junto com sua equipe técnica, estiveram à frente na apresentação de palestras em eventos como os da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura do Congresso Nacional; da Associação Brasileira de Pós-Colheita de Grãos (Abrapos), na cidade de Rio Verde/GO; da Câmara Temática de Infra-Estrutura e Logística do Agronegócio do Ministério da Agricultura e Pecuária (CTLog/Mapa); e do workshop Desafios para Ampliação da Armazenagem Agrícola, realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Mapa. (Da Conab)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário