Criada em 10/10/2017 às 23h58 | Grãos

Plantio de soja atinge 5% da área prevista no Brasil, diz AgRural; no Tocantins previsão é de começar na segunda quinzena

O avanço de 3,5 pontos porcentuais ante a semana anterior ocorreu, segundo a consultoria, por causa de chuvas que melhoraram a umidade do solo em diversas regiões produtoras e permitiram um avanço significativo no plantio.

Imagem
A previsão do início do plantio no Tocantins é a partir do dia 15 de outubro, quando as chuvas devem ganhar estabilidade para propiciar condições ideais para a agricultura (Foto: Divulgação FAEP/Arquivo ANPr)

Enquanto a maior parte dos produtores do Tocantins aguardam a estabilidade das chuvas para começar a plantar, dados da AgRural apontam que o plantio de soja no Brasil atingiu 5% da área prevista para a safra 2017/18. O resultado faz parte de levantamento semanal da consultoria AgRural divulgado na sexta-feira, 6. O avanço de 3,5 pontos porcentuais ante a semana anterior ocorreu, segundo a consultoria, por causa de chuvas que melhoraram a umidade do solo em diversas regiões produtoras e permitiram um avanço significativo no plantio.

LEIA: Plantio no Tocantins deve começar a partir do próximo dia 15

Entretanto, o número representa atraso na comparação com os 11% de igual período do ano passado, mas está em linha com a média dos últimos cinco anos de 6%, segundo a AgRural. Entre os principais Estados produtores, o que tem maior proporção da área já plantada é o Paraná, com 18% concluídos. Em Mato Grosso, 8% da área está semeada.

"Muitos produtores mato-grossenses, entretanto, prefeririam não plantar", diz a consultoria. Os motivos são que as chuvas registradas ainda não foram suficientes para dar condições ideais ao solo. Além disso, as previsões para as próximas duas semanas apontam volta do tempo seco no Estado.

NO TOCANTINS

A previsão do início do plantio no Tocantins é a partir do dia 15 de outubro, quando as chuvas devem ganhar estabilidade para propiciar condições ideais para a agricultura.

Em Mato Grosso do Sul e Goiás, o plantio de soja chegou a 3% e 1% da área, respectivamente. Rondônia, com 7%, e Santa Catarina, com 5%, estão adiantados em relação ao ano passado. No Rio Grande do Sul, a semeadura já teve início em alguns pontos da região de Erechim. "Mas os gaúchos só devem imprimir um ritmo mais acelerado ao plantio a partir do fim de outubro", diz a AgRural. (Com informações da CNA)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2017 Norte Agropecuário