Criada em 04/11/2022 às 11h11 | Segurança

PF combate contrabando de agrotóxicos e descaminho de vinhos na fronteira com a Argentina

Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, nas cidades de Dionísio Cerqueira/SC e Planalto/RS. Desde o ano de 2020, esse mesmo grupo já sofreu, aproximadamente, dez grandes apreensões de mercadorias.

Imagem
PF combate contrabando de agrotóxicos e descaminho de vinhos na fronteira com a Argentina. (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (4/11), operação policial com objetivo de desarticular grupo que atua no contrabando de defensivos agrícolas e no descaminho de vinhos argentinos para o Brasil, com ramificação de suas atividades em toda a região sul do país.

Na ação de hoje, estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, nas cidades de Dionísio Cerqueira/SC e Planalto/RS.

No curso da investigação, foi identificado um grupo familiar, em Dionísio Cerqueira/SC, que adquiria cargas de agrotóxicos e de vinhos na cidade argentina de Bernardo de Irigoyen, realizando a internalização desses produtos e a consequente comercialização em nosso país.

A logística era organizada por integrantes do núcleo familiar e efetivada por estes ou através de terceiros, que atuavam até como “batedores” no deslocamento das mercadorias da Argentina para o Brasil.

A investigação também apontou que os defensivos agrícolas eram destinados ao comércio em Dionísio Cerqueira/SC e região, ao passo que os vinhos argentinos eram direcionados para receptadores na cidade de Planalto/RS.

Desde o ano de 2020, esse mesmo grupo já sofreu, aproximadamente, dez grandes apreensões de mercadorias, algumas inclusive resultando na prisão em flagrante de envolvidos.

Os investigados desta operação devem responder, na medida de suas participações, pelo crime ambiental de importação de produto agrotóxico e pelo crime de descaminho, praticados em associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a 11 anos de reclusão. (Do Mapa)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário