Criada em 03/05/2019 às 17h45 | Comunicação

Na Agrotins, Embrapa, Coapa e Sindjor-TO promovem workshop para profissionais de imprensa sobre soja e sustentabilidade

Na programação da Agrotins 2019 acontece o 4º Workshop para Jornalistas: Soja no Contexto da Sustentabilidade com o pesquisador da Embrapa Soja, Leonardo Campos, que falará sobre tecnologias e pesquisas que mostram a importância da soja para a sustentabilidade de outras cadeias produtivas.

Imagem
A abordagem também contemplará a realidade atual da cultura da soja no Matopiba, que reúne partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. (Foto Acervo Embrapa)

Clenio Araújo
DE PALMAS (TO)

Durante a Agrotins 2019, em Palmas-TO, será realizado o 4º Workshop para Jornalistas: Soja no Contexto da Sustentabilidade. Voltado para esses profissionais, tanto os que trabalham em redação como em assessorias de imprensa ou comunicação, o evento busca colaborar para a qualificação da cobertura jornalística desta que é a principal cultura agrícola tanto no Brasil como no Tocantins.

O pesquisador da Embrapa Soja (Londrina-PR) Leonardo Campos vai falar sobre tecnologias e pesquisas que mostram a importância da soja inclusive para a sustentabilidade de outras cadeias produtivas de valor. Cada vez mais, o meio rural brasileiro trabalha com sistemas integrados de produção, em que a soja permanece muitas vezes como a principal cultura agrícola, mas há outras que colaboram para o desenvolvimento do setor.

Ele destaca o papel da imprensa, dizendo que “essa relação da Embrapa com a imprensa é um dos fatores principais para o sucesso da divulgação das tecnologias. Porque, quanto mais treinado, quanto mais crítico for o comunicador, eu acho que contribui mais ainda para a qualidade da informação que está sendo repassada pros usuários dessa informação, no caso os produtores, por exemplo”.

Leonardo vai abordar também a realidade atual da cultura da soja no Matopiba, que reúne partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Considerada a última grande fronteira agrícola brasileira, a região já é responsável por significativa parcela da produção nacional de grãos, com destaque para a soja.

De acordo com o último levantamento da safra 2018/2019, divulgado em abril pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os quatro estados deverão ter uma produção de mais de 13,3 milhões de toneladas de soja. Esse número corresponde praticamente à produção dessa cultura no Matopiba, onde está a quase totalidade da produção de soja do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Ainda segundo o levantamento, a safra brasileira deve ficar em 113.823,4 milhões de toneladas na atual safra. Ou seja, a produção no Matopiba é hoje algo próximo a 11,5% de toda a produção nacional de soja.

Expectativa

Em seu trabalho, o jornalista Fred Alves cobre agronegócio. Ele aposta no workshop: “com certeza vai trazer informações importantes, sobretudo para quem cobre a editoria de agronegócio. Ainda existe muito desconhecimento e até preconceito contra esse importante segmento da economia brasileira. O workshop pode dirimir dúvidas dos profissionais e contribuir para o trabalho dos mesmos. Será um momento de tirar dúvidas, em um bate-papo informal, com técnicos da Embrapa e produtores rurais”.

O evento está sendo organizado em conjunto pela Embrapa, pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor-TO). “Para o Sindjor-TO, as oportunidades de aprendizagem como essa, são sempre bem-vindas pois oportunizam aos profissionais o contato direto com quem realiza pesquisas, de conhecer de perto as evoluções no agronegócio. O cultivo da soja tem crescido muito, aliado a isso é uma cultura cheia de nuances que precisam ser conhecidas e divulgadas”, afirma a presidente da instituição, Alessandra Bacelar.

O workshop faz parte de projeto coordenado pela Embrapa Soja que trabalha com comunicação estratégica para a sustentabilidade da cadeia produtiva dessa cultura agrícola. Entre as atividades, está a realização de workshops em regiões importantes na produção de soja. A primeira edição aconteceu em Cascavel-PR durante o Show Rural Coopavel, em fevereiro. Já em abril, houve duas edições: na Tecnoshow Comigo, em Rio Verde-GO; e na Norte Show, em Sinop-MT.

Aos participantes do workshop em Palmas, será distribuído um kit contendo, entre outras coisas, o Guia de Referência para Jornalistas – Produção de Soja em Sistemas Sustentáveis. Disponível também na internet (neste endereço), ele reúne terminologias sobre soja e temas relacionados e pode colaborar, sendo uma referência inicial, com o aprimoramento da cobertura jornalística na área.

Serviço:

O que: 4º Workshop para Jornalistas: Soja no Contexto da Sustentabilidade

Quando: 7 de maio, das 15 às 16h30

Onde: auditório Agroenergia e Floresta / Agrotins 2019

Público: jornalistas de redação e de assessorias de imprensa / comunicação

Inscrições: no local, logo antes do evento

(Da Embrapa Pesca e Aquicultura)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário