Criada em 09/05/2017 às 16h08 | Agronegócio

Agrotins 2017: Portal da Agricultura Familiar terá maquete de microbacia hidrográfica para pequenas propriedades

Ao lado da maquete estarão também expostas pequenas máquinas, equipamentos e outras tecnologias que aumentam a produção familiar, com baixo custo e que segundo técnicos da Seagro são alternativas práticas e sustentáveis.

Imagem
Técnicos montam maquete de microbacia hidrográfica no Pavilhão da Agricultura Familiar na Agrotins 2017. (Foto Elmiro de Deus / Seagro)

Eliane Tenório
DE PALMAS

Numa área de 49 metros quadrados, no Pavilhão da Agricultura Familiar da Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2017), está sendo construída uma maquete de microbacia hidrográfica, modelos sustentáveis para pequenas propriedades e lotes em assentamentos rurais.

“São alternativas com práticas sustentáveis que podem servir como exemplos para tomada de consciência e educação ambiental para agricultores familiares e público visitante”, explica o gerente de Fomento Produtivo da Estação das Unidades familiares da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Diones Pacini Sepúlvida.

Ao lado da maquete estarão em exposição diversas pequenas máquinas e equipamentos como: tratores, carneiro e roda d’água, bomba de água movida a energia solar e outras tecnologias que aumentam a produção familiar, a baixo custo. “A proposta é mostrar um modelo de desenvolvimento sustentável que serve para pequenos produtores rurais”, destaca o engenheiro agrônomo Francisco Mesquita.

No Pavilhão da Agricultura Familiar, os técnicos da Seagro estarão, durante os cincos dias de feira, disponíveis para orientar os agricultores familiares sobre as políticas públicas das demandas do campo: Crédito Fundiário, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), programa Terra Forte e Territórios Rurais tocantinenses.

Parceiros da Seagro neste Pavilhão: Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Semades, Federação dos Trabalhadores do Estado do Tocantins (Fetaet), Escola Federal Agrícola de Porto Nacional (EFA) e empresas privadas.

ESPAÇO DA CIDADANIA

No Pavilhão da Agricultura Familiar terá também o Espaço da Cidadania e Cultural, onde o produtor rural receberá informações sobre as políticas públicas e ações de fomento desenvolvidas pelo Governo do Tocantins, por meio da Seagro e parceiros, em prol da agricultura familiar. Além disso, poderão receber documentos pendentes da propriedade. Os visitantes também poderão ver nos dias 10, 11 e 12 as apresentações culturais de comunidades quilombolas do Tocantins.

AGROTINS

A Feira acontece de 9 a 13 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional. O tema é “Água Sustentabilidade da Vida”. Considerada a maior feira do agronegócio da Região Norte, a Agrotins tem como objetivo difundir conhecimentos tecnológicos gerados pela pesquisa agropecuária, visando à transferência de tecnologia aos produtores rurais e a sociedade.

A Feira é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária (Seagro) e suas vinculadas, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), e demais instituições públicas e privadas ligadas ao setor produtivo agropecuário. (Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário