Criada em 21/08/2018 às 21h52 | Agronegócio

Ação no Matopiba: Pesquisadores da Embrapa realizam diagnóstico para atuação de agroindústrias no interior da Bahia

Ações fazem parte do projeto de agroindustrialização Bem Diverso que vem diagnosticando as potencialidades produtivas de diversas regiões do país. No interior da Bahia, o objetivo foi conhecer os produtos derivados das frutas da Caatinga como umbu, maracujá do mato e licuri.

Imagem
A região de Uauá e Juazeiro, interior da Bahia, foi visitada pelos pesquisadores que levantaram o potencial agroindustrial junto aos produtores e cooperativas locais. (Foto Divulgação Embrapa)

José Eugênio
DO RIO DE JANEIRO (RJ)

Conhecer os produtos derivados das frutas da Caatinga – umbu, maracujá do mato e licuri –, os produtores e sua organização, as demandas e os problemas levou o grupo constituído por Sergio Cenci, Virgínia da Matta, Fénelon, André Dutra e Roberto Machado e outros colegas da Embrapa Semiárido (Petrolina, PE) a visitar, no início de agosto, a região de Uauá e Juazeiro, interior da Bahia, e se reunir com as cooperativas de produção de alimentos da área.

A equipe integra o Plano de Ação de agroindustrialização do projeto Bem Diverso que é orientado ao manejo sustentável da biodiversidade brasileira, liderado pelo pesquisador Aldicir Scariot, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF), financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF) e gerido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Segundo o pesquisador Sergio Cenci, a visita foi acima das expectativas, “Temos uma agenda de ações muito viva para a Unidade e com recursos para trabalhar”.

As visitas e reuniões contribuíram para o diagnóstico da situação das agroindústrias e seus produtos. As intervenções que serão efetuadas para a melhoria e inovação tecnológica nos processos produtivos e nos produtos – geleias, compotas, sucos, sorvetes, temperos, são: formação de multiplicadores para Boas Práticas de Fabricação de alimentos; levantamento e caracterização das agroindústrias; internalização de BPF; treinamento de agentes de diversos órgãos de diferentes níveis de administração pública.

Segundo Cenci, a inovação tecnológica é uma dimensão importante que a equipe vai enfrentar e já foram identificadas duas demandas: melhoria das formulações de geleias, tradicionalmente muito doces, para obter formulações com menores teores de açúcar; e resolver problemas ainda não diagnosticados em compotas. O pessoal da Embrapa Semiárido vai atuar no desenvolvimento de bebidas gaseificadas à base da fruteiras da Caatinga.

Há também demanda de orientação para a instalação de pequenas indústrias de produção de sorvetes e para a legalização de instalações industriais junto à órgãos de fiscalização. Para iniciar esta ação, André Dutra irá em breve realizar visitas com fiscais do MAPA.

O grupo participou de um grande evento que reuniu cooperativas de toda a Bahia, de outros biomas, que produzem uma maior diversidade de produtos à base de outras matérias primas. Foi a reunião da Central das Cooperativas, organizada para apresentar e discutir com a Embrapa as necessidades e demandas de pesquisa e inovação em suas agroindústrias.

Este foi o terceiro Território da Cidadania que o plano de ação de agroindustrialização do Bem Diverso diagnostica. No ano passado foi realizado o diagnóstico no Médio Mearim, no Maranhão, no Bioma Cerrado, cujo matéria prima mais importante é o coco de babaçu; e no Alto do Rio Pardo, Bioma Cerrado, no norte de Minas Gerais.

A atividade do grupo retoma ações de desenvolvimento de produtos e transferência de tecnologia realizado em projeto com fruteiras da Caatinga liderado por Virgínia da Matta e Renata Torrezan, em Uauá. Virgínia informou que os cooperados da Coopercuc estão fazendo testes de curry com base nas orientações técnicas repassados pelas pesquisadoras. (Da Embrapa Agroindústria de Alimentos)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário