Criada em 22/02/2018 às 15h23 | Piscicultura

AgroAlmas terá dia de campo sobre Piscicultura

Os preparativos para o Dia de Campo sobre Piscicultura que acontecerá durante a Feira Agrotecnológica de Almas (AgroAlmas) estão a todo vapor. Ruraltins e parceiros reuniram-se para os temas abordados.

Imagem
Os representantes do governo e dos parceiros no Dia de Campo da Piscicultura visitaram as instalações do Frigorifico Piracema, também parceiro, para conhecer seu funcionamento e a forma de administração. (Foto Ruraltins)

Lúcia Brito
DE PALMAS (TO)

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e os parceiros envolvidos no Dia de Campo sobre Piscicultura aceleram os preparativos para o evento, que será realizado na Agroalmas 2018, no dia 13 de abril, a partir das 7 horas.

Nessa quarta-feira, 21, representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da empresa Socil, Fazenda São Paulo e Ruraltins, se reuniram em Almas, na sede do Frigorífico Piracema, umas das instituições parceiras do evento, para apresentar os detalhes da ação, que terá quatro estações com temas pertinentes ao desenvolvimento dessa cadeia produtiva.

“São esperados 200 produtores no dia de campo da piscicultura, que ocorrerá na área do Frigorífico Piracema. O encontro abordará certificação, transporte e povoamento, manejo alimentar e nutrição, frigorífico e agregação de valor, despesca e insensibilização”, explicou João Filho, chefe do escritório local do Ruraltins, em Almas.

Na oportunidade, o grupo visitou as instalações do Frigorifico Piracema para conhecer seu funcionamento e de que forma ele é administrado. Segundo Valteir Valadares Rosa, gerente do Empreendimento, a empresa iniciou suas atividades em 2007, com a criação de peixes e, em 2010, foi implantado o frigorífico que emprega diretamente 70 pessoas, com uma perspectiva de ampliar esse número para 90 até o início de março de 2018.

“Acho muito positivo essa parceria para a realização do dia de campo, pois Almas, por ser um polo na produção de peixes, merecia um evento desse porte. Ficamos felizes em ver todo mundo participando e envolvido. Acredito que organizados, a coisa flui melhor”, avalia o gerente, acrescentando que  a empresa possui o Selo de Inspeção Federal (SIF), que possibilita a venda para o Brasil inteiro. “No início, trabalhávamos com peixe fresco, mas atualmente estamos com os cortes, que é uma atividade nova. A nossa capacidade de produção gira em torno de 20 toneladas por dia de peixe fresco e 10 toneladas de filé”.

Palestras

O Dia de campo da piscicultura contará ainda com palestras, que serão ministradas no Colégio Agrícola de Almas, sobre Plano de Desenvolvimento da Piscicultura; Censo da Piscicultura/Dados prévios da região sudeste do Tocantins; Projeto de Integração Piracema; Inserção do Pescado Tocantinense no Mercado Nacional Brasil, e mesa-redonda.

“O Tocantins tem indústrias para receber a produção de pescado. Desse modo, a nossa responsabilidade é incentivar o crescimento da atividade e fortalecer esse segmento”, frisa o gerente de Aquicultura e Pesca do Ruraltins, Andrey Costa.

AgroAlmas

A Feira Agrotecnológica de Almas 2018 será realizada entre os dias 13 e 14 de abril, no Colégio Agrícola de Almas, com o objetivo de sensibilizar os produtores para a adoção de tecnologias sustentáveis que promovam o desenvolvimento das propriedades rurais, como a recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio direto, além de aumentar a produção e a qualidade aquícola do Tocantins. O evento espera atrair agricultores do Tocantins e estados vizinhos.

A AgroAlmas 2018 é uma realização do Governo do Estado, por meio do Ruraltins e da Seagro, bem como da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Banco da Amazônia, do Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), da Prefeitura Municipal de Almas e do Colégio Agrícola de Almas, com o apoio de parceiros e instituições privadas. (Do Ruraltins)

Tags:

Comentários

{{c.nome}}
{{c.comentario}}
{{c.dataCriacao}} às {{c.horaCriacao}}

Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário