Criada em 24/03/2023 às 11h03 | Agronegócio

Impulsionado pelo agro e início da safra de soja, preço médio do frete por km rodado aumentou 11% em fevereiro, aponta índice da Repom

Setor agro encareceu em 27% o valor do frete no mês, e o início da safra de soja, que no recorte isolado fez o custo do frete subir 10%. Dados da marca de frota e mobilidade da Edenred Brasil indicam, ainda, a alta dos juros como outro item que encareceu o preço médio do frete.

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Vinicios Fernandes, diretor da Repom, que realizou o levantamento. (Foto: Divulgação)

Quando comparado a janeiro deste ano, o preço médio do frete por quilômetro aumentou 11% e fechou em fevereiro a R$ 7,88. O aumento foi impulsionado pelo setor agro, que encareceu em 27% o valor do frete no mês, e pelo início da safra de soja, que no recorte isolado fez o custo do frete subir 10%. É o que apontam os dados do levantamento do Índice de Frete Repom (IFR), da marca especializada em soluções de gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga da Edenred Brasil, líder mundial em soluções transacionais para empresas, comerciantes e empregados.

No consolidado de 2022, o diesel onerou 40,45% do preço médio do frete. Como reflexo das últimas reduções no valor do combustível, neste início de 2023, o percentual baixou e a fatia que corresponde ao diesel na composição de fevereiro foi de 37,63%. Além disso, no dia 17 do mesmo mês, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou a nova tabela do piso mínimo do frete, com redução de -5,72%, resultado da oscilação para menos no preço final do diesel S-10.

“Mesmo com a redução no valor do combustível e, como consequência, no piso mínimo da tabela do frete, além dos reflexos do segmento agro e da soja, temos outro item que vem ganhando relevância na composição do preço do frete por quilômetro rodado e se mantém em alta, que é o impacto dos juros. Um contexto de altas taxas dificulta o acesso dos caminhoneiros ao crédito para capital de giro e para o financiamento de equipamentos. Além disso, o aumento pelo embarcador no prazo de pagamento do frete, sobrecarrega ainda mais o bolso dos profissionais da estrada e diminui seu poder de compra”, destaca Vinicios Fernandes, diretor da Repom.

No ano passado, por meio da solução Antecipação de Recebíveis, a Repom registrou um incremento de 251% na negociação de contratos, número que reforça a crescente busca por crédito por parte dos caminhoneiros. O Antecipação de Recebíveis tem como objetivo minimizar a inadimplência e possibilitar às empresas e profissionais autônomos do segmento de transporte rodoviário, antecipar valores que seriam recebidos futuramente, gerando maior fluxo de caixa.

O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição, levantado com base nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Repom. Marca da Edenred Brasil, a Repom é especializada em soluções tecnológicas de gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga e há 30 anos é líder no segmento de pagamento de frete e vale-pedágio, com mais de 1 milhão de caminhoneiros atendidos por suas soluções em todo o Brasil.

Sobre a Repom

A Repom compõe a linha de negócios de Frota e Mobilidade da Edenred Brasil, líder mundial em soluções especializadas de pagamentos. A marca tem 30 anos de experiência e oferece soluções tecnológicas que otimizam a gestão financeira e operacional de empresas, caminhoneiros e postos.

A LogFintech é homologada pela ANTT e Banco Central, conferindo segurança e eficiência para mais de 3 mil empresas-clientes, de mais de 15 setores, e possui uma rede de 1.700 postos credenciados para abastecimento e recolha de documentos de frete, administrando mais de 8 milhões de transações anuais de frente e vale-pedágio, somando mais de 1 milhão de caminhoneiros atendidos por suas soluções em todo o Brasil.

A Repom é uma marca da Edenred, plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes. Líder em seu segmento, conecta 52 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e 950 mil empresas clientes, em 45 países. (Da Assessoria)

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