Criada em 03/03/2023 às 08h11 | Negócios

Charles Tang elogia governador, fala de possível investimento em energia no Tocantins e convida entidades para futura agenda na China

Presidente da Câmara de Comércio Brasil-China se reuniu em teleconferência com Wanderlei Barbosa e elogiou a disposição do gestor em querer ampliar os investimentos do país asiático no Estado; missão tocantinense ao país asiático começa a ser preparada.

Imagem
O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Andrew Tang, elogiou a disposição do gestor estadual em querer ampliar os investimentos do país asiático no Estado. (Foto: Divulgação)

Daniel Machado
De Brasília (DF)

Após a reunião via teleconferência com o governador Wanderlei Barbosa, O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Andrew Tang, elogiou a disposição do gestor estadual em querer ampliar os investimentos do país asiático no Estado, buscando aumentar as parcerias. Ele também falou da possibilidade de empresas chinesas investiram em linhas de transmissão de energia solar no Estado e abriu espaço para que empresários tocantinenses, via Fecomércio e Fieto (Federação das Indústrias do Tocantins), componham a futura missão oficial tocantinense à China.

Charles Tang e o governador Wanderlei Barbosa estão negociando uma missão tocantinense à China, em tratativa iniciada depois de sequência de reportagens e entrevistas feitas pelo Norte Agropecuário. Essa primeira teleconferência contou com a participação de seis secretários estaduais e o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres.

“Em primeiro lugar, acho que o governador é uma pessoa muito dinâmica e muito interessado no progresso e crescimento do Estado. Parabenizo o governador que realmente está interessado em melhorar o Estado e ajudar a crescer economicamente. A conversa foi muito boa, participaram seis secretários, participou presidente da Assembleia Legislativa e quando estiverem todas as prioridades do Estado eu vou fazer uma viagem para visitá-los em Palmas”, frisou Charles Tang, ao relatar que o governo agora fará uma lista com demandas que poderiam receber investimentos de empresas chinesas.

A China é a maior parceira comercial do Brasil e, disparada, do Tocantins. Em 2022, dos US$ 3 bilhões que o Estado vendeu para o exterior, US$ 1,6 bilhão (52%) teve como destino o país asiático, maior comprador dos dois principais ativos agropecuários do Tocantins - soja e carne bovina. Além de ajudar na industrialização da produção, Charles Tang falou sobre investimentos em energia. “O que poderia dar um grande salto para o Tocantins são as linhas de transmissão de energia solar. Isso tem muito para poder contribuir para o avanço do Estado”, frisou.

O presidente da Câmara de Comércio ainda convidou os empresários do Estado para a missão.

Clique aqui e ouça a reportagem com a entrevista completa.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário