Criada em 20/08/2018 às 15h34 | Meio Ambiente

A quatro meses do fim do prazo, adesão ao Cadastro Ambiental Rural no Estado do Tocantins alcança 70% das propriedades rurais

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) alerta para o fim do prazo que se aproxima e juntamente com as federações estaduais se coloca à disposição dos produtores, para que 100% das propriedades sejam cadastradas. No Tocantins 70,11% já se cadastraram.

Imagem
Restam 62.537 (29,89%) propriedades a serem cadastradas, algo em torno de 16,9 milhões de hectares cadastráveis do total de 24,1 milhões hectares que o Estado possui. (Foto Fernando Alves / Governo do Tocantins)

A quatro meses do fim do prazo para adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é 31 de dezembro deste ano, 70,11% dos produtores tocantinenses já se cadastraram, restando 29,89% o que equivale a 62.537 cadastros a serem feitos, algo em torno de 16,9 milhões de hectares cadastráveis do total de 24,1 milhões hectares que o Estado possui. As informações são da Secretaria do Meio Ambiente do Tocantins.

Os integrantes da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estão preocupados com a situação e alertam os produtores com relação ao prazo de adesão. Criado pelo novo Código Florestal Brasileiro, o CAR é um instrumento que reúne informações das propriedades rurais e auxilia no processo de regularização ambiental desses imóveis.

Muitos estados como Espírito Santo (64%), Alagoas (64,5%), Ceará (76,4%), Bahia (71,2%) e Sergipe (89%) ainda não alcançaram o número de propriedades cadastradas. O CAR é pré-requisito para o Programa de Regularização Ambiental (PRA).

As federações de agricultura dos estados estão disponíveis para auxiliar esses produtores que não aderiram ao CAR. “Estamos muito preocupados com esses produtores que ainda não fizeram a adesão ao CAR. O prazo termina no fim deste ano e dificilmente será prorrogado. Esses produtores que não se cadastraram poderão ter alguns direitos negados, como o acesso ao crédito agrícola”, afirmou o coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias. (Do Norte Agropecuário, com informações da Ascom CNA/Senar)

Tags:

Comentários

{{c.nome}}
{{c.comentario}}
{{c.dataCriacao}} às {{c.horaCriacao}}

Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário