Criada em 04/07/2018 às 11h04 | Meio Ambiente

Adesão ao Cadastro Ambiental Rural no Estado do Tocantins atinge índice de 74%; cidades do Vale do Araguaia são atendidas

O percentual, conforme o governo do Estado, corresponde a 64.720 propriedades a serem cadastradas, restando 25,89% de área para a finalização da operação. Segundo o Sistema Florestal Brasileiro, no Tocantins, são 24 milhões de hectares para serem cadastrados.

Imagem
A Semarh realiza até sexta-feira, dia 6, o trabalho de cadastramento na região do Vale do Araguaia (Foto: Fernando Alves/SecomTO/Arquivo)

Obrigatório, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) já atingiu índice de 74,11% da área prevista no Estado do Tocantins. A informação é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O percentual, conforme o governo do Estado, corresponde a 64.720 propriedades a serem cadastradas, restando 25,89% de área para a finalização da operação.

Segundo o Sistema Florestal Brasileiro, no Tocantins, são 24 milhões de hectares para serem cadastrados.

O CAR é um registro eletrônico de propriedades e posses rurais instituído pela Lei n° 12.651/12, com o objetivo de promover a identificação e a integração das informações ambientais das propriedades e das posses rurais, objetivando o planejamento ambiental, o monitoramento, o combate ao desmatamento e a regularização ambiental.

NO VALE DO ARAGUAIA

A Semarh realiza até sexta-feira, dia 6, o trabalho de cadastramento na região do Vale do Araguaia, contemplando os municípios de Monte Santo, Sandolândia, Chapada de Areia, Pium, Pugmil e Araguaçu.

A intenção é promover gratuitamente a adesão ao CAR pelos possuidores de áreas rurais de até 320 hectares. O cadastro é obrigatório para todos os imóveis rurais que, além de regularizarem a propriedade, passam a ter os benefícios previstos por lei. O proprietário que não efetuar sua adesão pode ficar sem acesso a financiamento rural, impedido de solicitar licença ambiental e de fazer qualquer negociação com o imóvel rural.

Nesta ação, os proprietários poderão procurar os postos de atendimento das respectivas cidades na Prefeitura Municipal de Monte Santo, na Prefeitura Municipal de Chapada de Areia, no Parque de Exposição de Pium, na Secretaria Municipal de Agricultura de Pugmil, na Prefeitura Municipal de Sandolândia e na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araguaçu, localizada no prédio da Prefeitura.

O plantão tem início às 8 horas e segue até as 18 horas. A ação possui também equipe itinerante para visitas em propriedades, cobrindo a totalidade da região. (Com informações da assessoria de comunicação da Semarh)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário