Criada em 17/01/2024 às 10h17 | Suinocultura

Adapec avança e disponibiliza a guia de trânsito animal intraestadual na versão eletrônica para suínos

O sistema informatizado da Agência está avançando e agora permite ao produtor a emissão da guia com a finalidade de engorda e abate. De acordo com o presidente da Adapec, Paulo Lima, é mais agilidade e praticidade aos produtores rurais que precisam ter acesso ao serviço de onde estiver.

Imagem
Sugestão de legenda: Adapec avança e passa a disponibilizar na versão eletrônica intraestadual a guia de trânsito para suínos. Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins)

Dinalva Martins
Governo do Tocantins


A partir desta quarta-feira, 17, os criadores de suínos poderão emitir a Guia de Trânsito Animal (e-GTA) para movimentação de suínos dentro do Estado com a finalidade para engorda e abate, antes só era possível presencialmente na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

O acesso pode ser feito pela ferramenta produtor on-line no site adapec.to.gov.br. Para quem ainda não solicitou basta procurar a Agência e fazer o cadastro para obter o login e senha. O Tocantins tem registrado mais de 190 mil suínos e aproximadamente 20 mil produtores rurais na atividade.

De acordo com o presidente da Adapec, Paulo Lima, é mais agilidade e praticidade aos produtores rurais que precisam ter acesso ao serviço de onde estiver. “A nossa proposta deste ano é avançarmos em tecnologia para promover cada vez mais comodidade ao nosso público, em breve vamos abranger mais serviços”, avalia acrescentando ainda que o produtor rural deve manter o saldo de rebanho atualizado, inclusive declarando os nascimentos.

Para emissão da GTA para outras finalidades, o produtor rural deve procurar presencialmente a Agência, devido às restrições existentes para transportes de suínos para outros estados. A medida é prevista na legislação federal visando a prevenção da Peste Suína Clássica (PSC). O Tocantins é livre internacionalmente da doença, mas no Brasil existe zona não livre e as normas para movimentação de animais entre essas áreas precisam ser respeitadas.

Zona livres da PSC

Atualmente a zona livre da PSC abrange os estados do Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e os Municípios de Guajará, Boca do Acre, sul do município de Canutama e sudoeste do município de Lábrea, pertencentes ao Estado do Amazonense.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário