Criada em 11/01/2023 às 09h56 | Agronegócio

Adapec alerta sojicultores sobre fim da janela de plantio da soja sequeiro

A medida adotada visa o controle da ferrugem asiática na cultura da oleaginosa. De acordo com a Adapec, o número de focos de ferrugem asiática no Tocantins nesta safra está controlado, porém alerta os sojicultores para que continuem os monitoramentos de pragas em suas lavouras.

Imagem
Adapec alerta sojicultores sobre fim da janela de plantio da soja sequeiro. (Foto: Divulgação)

Welcton de Oliveira
De Palmas (TO)

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) alerta os sojicultores tocantinenses sobre o prazo final da janela de plantio da soja sequeiro, para a safra 2022/2023, que teve início no dia 1º de outubro e encerra no domingo, 15. A partir desta data fica proibido o plantio da oleaginosa no Estado. Já o prazo para o cadastramento da área cultivada junto à Adapec encerrará no próximo dia 20 de janeiro.

O gerente de sanidade vegetal da Adapec, Marley Camilo, explica que a calendarizacão do plantio é uma importante medida para reduzir os impactos ocasionados pela ferrugem asiática, principal praga que ataca a cultura. “Utilizamos esse instrumento legislativo como uma das ferramentas de redução da presença do fungo no campo. Com essa medida, buscamos reduzir o número de aplicações de fungicidas ao longo da safra e consequentemente, reduzir a pressão de seleção de resistência do fungo a estes produtos,” disse Marley Camilo.

De acordo com a Adapec, o número de focos de ferrugem asiática no Tocantins nesta safra está controlado, porém alerta os sojicultores para que continuem os monitoramentos de pragas em suas lavouras até a fase final de colheita.

Cadastro de áreas cultivadas

Outra medida importante no controle da ferrugem asiática é o cadastro das áreas cultivadas de soja. O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática, Cleovan Barbosa, afirma que a legislação estabelece aos produtores de soja a obrigatoriedade na realização desse cadastramento. “Por isso, é importante os sojicultores ficarem atentos ao prazo que encerrará no dia 20 de janeiro. É por meio destes dados que realizamos o monitoramento de pragas nas lavouras. Quem não fazê-lo poderá sofrer sanções previstas em lei,” alertou Cleovan Barbosa.

Para realizar o cadastro, o sojicultor deve procurar o escritório da Adapec do município onde está a área plantada e preencher o formulário, ou se preferir, acessar o site, preencher as informações e entregar na Agência. O produtor deverá ainda emitir o DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais) no site: www.to.gov.br/sefaz, e efetuar o pagamento para finalizar o cadastro.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário