Criada em 20/09/2017 às 11h34 | Pecuária

Aprovado em duas comissões, projeto que reduz ICMS do gado tem movimentação e está prestes a ser votado na Assembleia

Matéria foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça. Já na manhã desta quarta-feira, 20, passou pela Comissão de Finanças. Há previsão de ser votado nesta tarde, na Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público.

Imagem

A proposta de redução da alíquota do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para venda do gado vivo a outros Estados avança na Assembleia Legislativa. A proposta, que nasceu de reivindicação de pecuaristas da região norte do Estado há quase três meses, já foi aprovada em duas comissões e está mais próxima de ir a plenário para votação.

De acordo com o relator, o deputado Olyntho Neto (PSDB), nessa terça-feira, 19, a matéria foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça. Já na manhã desta quarta-feira, 20, passou pela Comissão de Finanças. Há previsão de ser votado nesta tarde, na Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público. “Caso seja aprovada, vai para o plenário para votação”, afirmou o parlamentar.

O PROJETO

Na prática, a proposta encaminhada pelo governo do Estado reduz de 7% para 4% a alíquota do imposto até 31 de janeiro do próximo ano. Apesar do descontentamento dos frigoríficos, o Norte Agropecuário apurou que a tendência é de que a matéria seja aprovada e se transforme em lei.

A construção da proposta de lei começou em junho, na região norte do Tocantins, com a mobilização de pecuaristas de Araguaína. O chamado movimento “Levanta a Cabeça” propôs, inicialmente, o chamado “abate zero”, ou seja, orientação dada aos criadores para não vender gado aos frigoríficos com preço abaixo dos R$ 130 a arroba do boi. O movimento foi criado em meio a desvalorização de 11% do preço da arroba do boi para o produtor num prazo de um mês.

A crise foi ocasionada, por entre outros motivos, reflexos negativos da operação Carne Fraca e da delação dos donos do grupo JBS, uma das maiores produtoras de carne do mundo, que abalou a política brasileira.

Relator, o deputado Olyntho Neto (PSDB) diz ter expectativa de o projeto ser votado em breve no plenário da Assembleia (foto: AL\Divulgação)

Relator, o deputado Olyntho Neto (PSDB) diz ter expectativa de o projeto ser votado em breve no plenário da Assembleia (foto: Ises Oliveira|AL\Divulgação)

LEIA TAMBÉM

Sindicarnes apresenta dados da redução do abate e pede diálogo aprofundado da matéria 

Donos de frigoríficos vão à Assembleia Legislativa discutir projeto que reduz ICMS do gado

REDUÇÃO DO ICMS DO GADO DEVE LEVAR 30 DIAS PARA VIRAR LEI

Cadeia da pecuária pagou R$ 15 milhões de ICMS neste ano ao Estado

Governador envia à Assembleia proposta de redução do ICMS do gado

Membro do "Levanta a Cabeça" cobra política governamental de apoio ao agronegócio

Rodrigo Guerra: “Decisão de baixar ICMS do gado resolve problema de mercado em curto prazo”

Produtores esperam do Estado menos burocracia, infraestrutura, carga tributária justa e atração de indústrias

Estado frustra pecuaristas ao não enviar à AL proposta de redução do ICMS do gado

Pecuaristas discutem nesta quarta plano de ação e mobilização sobre reivindicações 

Criadores de gado seguram boi no pasto e querem redução de alíquota do ICMS

Governo do Estado afirma que redução do ICMS requer estudo de impactos

Após queda no preço do boi, pecuaristas discutem crise do setor no Tocantins

Sindicarnes diz estar atento a decisões e quer discutir crise da pecuária

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário