Criada em 09/11/2018 às 09h46 | Investigação

Deputado eleito, ex-ministro que atuou na gestão Blairo Maggi no Mapa também foi preso em operação que deteve Joesley

Neri Geller foi o quarto candidato a deputado federal mais votado em Mato Grosso na eleição do último dia 7 de outubro, com 73.072 votos, complementa o portal de notícias. A operação investiga suposto esquema de corrupção no ministério da Agricultura durante o governo Dilma Rousseff.

Imagem
Geller esteve no Tocantins em outubro de 2016. Na época, criticou o que classificou de "politicagem" sobre as críticas ao governo em relação ao fim do departamento do Matopiba (foto: SecomTO\Arquivo)

Ex-ministro da Agricultura que foi um dos principais assessores do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) no início da gestão de Blairo Maggi na pasta, Neri Geller (PP-MT) também foi preso pela Polícia Federal na operação Capitu, deflagrada na manhã desta sexta-feira, dia 9.

A prisão foi confirmada pela Polícia Federal na cidade de Rondonópolis (218 km de Cuiabá), informa o portal Olhar Direto.

PF prende Joesley Batista, da JBS, e vice-governador de Minas por esquema na Agricultura

Neri Geller foi o quarto candidato a deputado federal mais votado em Mato Grosso na eleição do último dia 7 de outubro, com 73.072 votos, complementa o portal de notícias.
Até o momento, a assessoria de imprensa do ex-ministro e do Partido Progressista não se manifestaram sobre o caso.

A OPERAÇÃO

A operação batizada de 'Capitu' investiga suposto esquema de corrupção no ministério da Agricultura durante o governo da ex-presidente Dilma Roussef (PT).

Além de Geller, que foi ministro da Agricultura de março a dezembro de 2014, durante o governo Dilma Rousseff, também foi detido o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade (MDB).

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Eles estão sendo cumpridos no Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Mato Grosso.

Batizada de Capitu, a operação é mais um desdobramento da Lava Jato. Ela foi baseada na delação do doleiro Lúcio Funaro.

NO TOCANTINS

Neri Geller esteve no Tocantins em outubro de 2016. Na época, era secretário de Políticas Agrícolas do Mapa, sob o comando de Blairo Maggi. Um dos temas abordados por ele em seu discurso foi o fim da estrutura do Matopiba no ministério. Ele defendeu a medida.

"Não podemos ter um departamento do Matopiba. Daqui a pouco vamos querer departamento do Rio Grande do Sul, do Sul do país, de são Paulo, do Centro-Oeste. A política [agrícola] tem que ser regionalizada, sim, mas não se pode se fazer politicagem com algumas coisas que não tem nenhum pouco fundamento”, disse, na oportunidade.

LEIA TAMBÉM 

Secretário do Mapa critica “politicagem” em torno da extinção de departamento do Matopiba

CLIQUE AQUI E LEIA O QUE FOI PUBLICADO SOBRE NERI GELLER NO #NORTEAGROTO

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário