Criada em 23/08/2017 às 23h55 | Pecuária

ABCZ reinaugura sala do associado com homenagem ao ex-diretor da entidade Nenê Gomes, pai do leiloeiro Eduardo Gomes

O filho de homenageado destacou o empenho do pai e disse que a ABCZ sempre foi um exemplo para todos da família. “Não só para meu pai, como para os oito filhos”, comentou, acrescentando: “Exemplo de lealdade, amizade, dedicação e da importância do zebu para a economia brasileira", disse.

Imagem
Sala recebeu um quadro com o desenho do rosto do ex-diretor da entidade e grande mascate Domingos Alves Gomes, o Nenê Gomes (foto: ABCZ/Divulgação)

Faeza Rezende
DE UBERABA (MG)

A manhã desta terça-feira, 22, foi marcada por uma série de homenagens na programação da ExpoGenética. Entre elas, esteve a reinauguração da Sala do Associado Nenê Gomes, que vai funcionar dentro da estrutura destinada a Diretoria, o que mostra a intenção da atual gestão da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) em posicionar o criador como o centro das decisões.

“É uma área nobre destinada para aqueles que são o principal motivo da ABCZ existir”, informou o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges. A Sala do Associado chegou a existir na década de 70, na gestão de Manoel Carlos Barbosa, e logo depois foi extinta. O novo espaço conta com computador e impressora, e poderá ser utilizado durante o ano todo.

No momento da inauguração, o local recebeu um quadro com o desenho do rosto do ex-diretor da entidade e grande mascate Domingos Alves Gomes, o Nenê Gomes. A obra é assinada por José Otávio Lemos. O filho de homenageado, Eduardo Gomes, destacou o empenho do pai e disse que a ABCZ sempre foi um exemplo para todos da família. “Não só para meu pai, como para os oito filhos”, comentou, acrescentando: “Exemplo de lealdade, amizade, dedicação e da importância do zebu para a economia brasileira. Faz parte da formação do nosso caráter”.

Em seguida, foram descerradas placas de novas nomenclaturas para alas importantes da sede da entidade. Nomes de ex-diretores da Associação foram lembrados. Laerte Borges dá nome à sala da Superintendência de Marketing, José Santiago Sabino de Freitas à sala da Superintendência de Administrativo-Financeira e Romeu Lins Calheiros à sala da Superintendência Técnica. “São homenagens merecidas e eu tive a oportunidade de conviver com todos eles”, destacou o presidente Arnaldo Manuel.

A viúva de Romeu Calheiros, Creusa Calheiros, se emocionou ao lembrar da dedicação do homenageado que foi por muito tempo chefe do registro genealógico da Associação. “Eu não tenho nem palavras para agradecer. A vida dele foi a ABCZ. Ele amava muito isso aqui. Estou muito feliz e orgulhosa”, agradeceu.

Já Uracy De Paula Sabino, viúva de José Santiago Sabino de Freitas, comentou que o marido tratava a casa como se fosse um filho. “Ele foi uma pessoa que amou esse trabalho e o fez com muito carinho e amor”, destacou. O administrador foi muito importante para a eficiência da entidade na gestão de Newton Camargo.

A família de Laerte Rodrigues Borges, o eterno relações públicas da ABCZ, que chegou a comandar sozinho toda a área de comunicação, foi representada por Rosa Ratto. “É uma merecida homenagem para uma família que sempre esteve a frente na criação de gado”, disse.

Terminando a manhã de homenagens, foi descerrada a foto do ex-presidente Luiz Cláudio Paranhos (2013-2016) na galeria dos ex-presidentes da ABCZ. “A ABCZ é a maior entidade da pecuária nacional e a reputo como a maior entidade da pecuária mundial. Então, ter participado da diretoria e em uma das gestões como presidente, me honra muito.

Logicamente, que isso tem que ser dividido com todos os diretores” , comentou Cau Paranhos, que esteve ao evento acompanhado da esposa Renata Camargo, filha do também ex-presidente da Associação, Rômulo Kardec.

Também participaram da cerimônia hoje os ex-presidentes da ABCZ Manel Carlos Barbosa, Newton Camargo e José Olavo Borges Mendes. (Da assessoria de comunicação da ABCZ)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário